Balanço de Pagamento

Publicado por 0 3634

Conceito: Registro de todas as transações comerciais e financeiras realizadas entre residentes e não-residentes de um país.

Funções:
>> Documento contábil: regras de contabilidade e suas finalidades.
>> Documento histórico: registra as relações de um país com o mundo durante vários anos.
>> Documento econômico: registra as relações comerciais internacionais.

Estrutura do Balanço de Pagamento

1 – TRANSAÇÕES CORRENTES

A – BALANÇA COMERCIAL
Exportações
Importações

B – BALANÇO DE SERVIÇOS E RENDAS

SERVIÇOS
Transportes
Viagens internacionais
Seguros
Serviços financeiros
Computação e informação
Royalties e licenças
Aluguel de equipamentos
Juros da dívida
Comunicações
Construção
Relativos ao comércio
Empresariais, profissionais e técnicos
Pessoais, culturais e recreação
Serviços diversos

RENDAS
Salário e ordenado
Renda de investimentos
Lucros reinvestidos no Brasil
Juros de empréstimo intercompanhia
Renda de investimento em carteira
Renda de outros investimentos (juros)

C – TRANSFERÊNCIAS UNILATERAIS CORRENTES

2 – CONTA CAPITAL E FINANCEIRA

A – CONTA CAPITAL

Transferências Unilaterais de Patrimônio de Migrantes

Bens não financeiros e não produzidos

B – CONTA FINANCEIRA

INVESTIMENTO DIRETO
Investimento brasileiro direto
Empréstimo intercompanhia
Investimento estrangeiro direto
Empréstimo intercompanhia

INVESTIMENTO EM CARTEIRA
Investimento brasileiro em carteira
Investimento estrangeiro em carteira
Derivativos
Outros Investimentos

3 – ERROS E OMISSÕES

Acerca do Balanço de Pagamento
O Balanço de Pagamento é uma demosntração contábil, funciona com o mecanismo de partilhas dobradas, ou seja, registra o ativo e o passivo das contas. Toda saída financeira é registrada com valor negativo, toda entrada é registrada com valor positivo.

Balança Comercial: Registra o comércio de bens e entre residentes e não-residentes. As exportações são os valores monetários que representam as vendas dos produtos nacionais para outros paises. As importações são os valores monetários que representam a compra dos produtos de outros países. Quando a Balança Comercial é superavitária isso significa que as exportações superam as importações, quando é deficitária as importações superam as exportações.

Balança de Serviços e Renda: Antes denominada apenas por serviços.

Serviços: Relaciona os serviços relativos a transportes, viagens internacionais, seguros, financeiros, computação e informações, royalties e licenças, aluguel de equipamentos, serviços governamentais e outros serviços. Os serviços financeiros compreendem as intermediações bancárias, tais como corretagens, comissões, garantias e fianças, e outros encargos acessórios sobre o endividamento externo. Em outros serviços estão consolidadas as informações referentes a serviços de corretagens e comissões mercantis, serviços técnicos profissionais, pessoais, culturais e recreação.

Renda: Registra a remuneração do trabalho assalariado (salários e ordenados) e as rendas de investimentos, que correspondem à remuneração das modalidades de aplicação detalhadas na conta financeira. Assim, as rendas de investimento direto abrangem os lucros e dividendos relativos a participações no capital de empresas e os juros correspondentes aos empréstimos intercompanhias nas modalidades de empréstimos diretos e títulos de qualquer prazo. Não incluem os ganhos de capital, classificados como investimento direto na conta financeira.

Transações Unilaterais: São as transações realizadas sem contrapartida. Por exemplo, doações, depósitos feitos entre familiares, não significando uma troca. Corresponde às transferências unilaterais, na forma de bens e moeda, para consumo corrente. Excluem-se as transferências relativas a patrimônio de migrantes internacionais, alocadas na conta capital.

Saldo de Transações Correntes: As transações correntes correspondem a soma dos resultados da Balança Comercial, Balança de Serviços e Renda e as Transações Unilaterais. Esse resultado é muito importante para um país, pois representa o que de fato este produz.

Conta Capital e Financeira: Registram o fluxo de entrada e saída de capital que não se destina a compra e venda de bens e serviços. A conta de capital registra as transferências de capital relacionadas com patrimônio de migrantes e a aquisição/alienação de bens não financeiros não produzidos, tais como cessão de patentes e marcas. A conta financeira registra fluxos decorrentes de transações com ativos e passivos financeiros entre residentes e não-residentes. A conta financeira é dividida em quatro grupos.

Erros e Omissões: As partidas a crédito e a débito lançadas no balanço de pagamentos provem de diversas fontes de informações, gerando, na prática, um total líquido diferente de zero. A principal razão está nas discrepâncias temporais das diversas origens dos dados utilizados. Com isso, torna-se necessário o lançamento de partida equilibradora para o balanceamento das contas. Os erros e omissões se prestam, portanto, a compensar toda sobrestimação ou subestimação dos componentes registrados.

Mais detalhes

Algumas questões
>> Fechar a balança de pagamento: e uma regra contábil que em convenção exige que o saldo da balança de pagamento seja zero. Por isso quando o saldo da balança de pagamento e positivo, este capital extra seguirá para as reservas internacionais. Quando este saldo tende a ser negativo, deve-se interferir em alguém dos componentes dessa conta a fim de zerá-la.
>> Um saldo positivo nas transações correntes indica a possibilidade de cumprimento dos compromissos com o exterior. (poupança externa negativa). Um saldo negativo nas transações correntes indica a necessidade de capitação de poupança externa.
>> Fatores que influenciam as exportações:
cambio
tecnologia
competitividade
renda externa
>>Fatores que influencia as importações:
cambio
necessidades internas
renda interna
>> Transações autônomas: movimento do capital no balanço de pagamento, sem a intervenção do governo.
>> Transações compensatórias: movimento do capital com a interferência do governo a fim de zerar a balança de pagamento.
>> Medidas para o caso da balança de pagamento ser negativa.
Desvalorização cambial
Elevação das tarifas de importação
Cotas de importação
Subsídios à exportação
Restrição à saída de capital
Redução no nível de atividade
Elevação na taxa de juros

Outras informações
Para outras informações: COSIF e BACEN
Balanço de pagamento desde 1947 (anuais)
Informações sobre o BP pelo BACEN



Daniel Simões Coelho

Economista, servidor público federal, especialista em gestão pública.

Leia todos os artigos de Daniel Simões Coelho

Contato: http://academiaeconomica.com/contato

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os comentários serão publicados automaticamente, mas deletados quando ofensivos, ilegais ou spans. *